quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Em busca de um sonho e de uma necessidade

A modernidade passa pela estreita adequação aos valores humanos, de modo a que todos os cidadãos possam, mais fácil e completamente, participar na construção, na manutenção e no crescimento das suas cidades, e da sua própria qualidade de vida.
A criação de centros de dia, eleva tanto a qualidade de vida dos seus associados como de toda a comunidade.

O estudo prévio para o centro de dia da Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas da Bobadela é para ser projectado na Freguesia de Bobadela, freguesia criada em 1989 tendo uma área de 3,13 km2 confinando com as freguesias de S. João da Talha, Unhos e Sacavém e com o rio Tejo.
Actualmente a Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas da Bobadela está a funcionar em instalações que além de se situarem num edifício de habitação, têm um espaço físico bastante limitado para a procura crescente destes espaços de lazer para a população mais idosa da freguesia.

Na busca por uma melhoria das suas instalações e um maior leque de ofertas para os seus associados e população surgiu a oportunidade de cedência por parte da Câmara Municipal de Loures, de um lote de terreno onde se pretende edificar as instalações para uma média de 20 utentes diários e 30 utentes de apoio domiciliário.

O lote encontra-se situado na confluência das ruas D. Manuel I e Oudilia da Graça Santos Vicente, na urbanização da Quinta da Parreirinha, Bobadela.

A área de terreno é de 2.362,30 m2, e encontra-se situado num espaço aprazível e bastante bem localizado, pois está inserido numa nova urbanização que potência a vinda de casais novos, e está próximo de um espaço dedicado á juventude, a Escola Básica Integrada da Bobadela (antiga Escola C+S da Bobadela), o que faz deste local uma vivência entre a juventude e os idosos que é sempre salutar.
O estudo prévio prevê um espaço de edificação de 714 m2 no piso térreo e 80,46 m2 no piso -1, a sua volumetria total será de 3500 m3.

O espaço exterior terá uma área de aproximadamente 700 m2, que será ajardinado e arborizado permitindo assim um local extra de lazer e desporto para os utentes da Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas da Bobadela. A colocação de bancos para descanso com a conjugação de locais de sombra no espaço exterior permite a criação de zonas aprazíveis, e como o homem não vive somente da mente, está previsto ainda para os mais audazes poderem exercitar os seus músculos um pequeno circuito de manutenção.

Juntos vamos dar corpo a um sonho tornando um estudo prévio em algo mais, pois para quem merece não existe impossíveis...

Jorge Spranger
Arquitecto
Membro da lista do PS à Assembleia de Freguesia
Autor do estudo prévio e projecto da nova sede da Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas da Bobadela

Sem comentários:

Enviar um comentário