quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

1ª Assembleia de Freguesia dos novos orgãos

Realizou-se na 2ªf, dia 28 de Dezembro, a primeira Assembleia de Freguesia de Bobadela com os novos órgãos eleitos. A ordem de trabalhos incluía a discussão e votação do Orçamento para 2010, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos.
Tal como indicado na cerimónia de tomada de posse da Assembleia, em 28 de Outubro, o grupo de eleitos do Partido Socialista apresentou uma proposta de atribuição da medalha de mérito do Concelho de Loures ao antigo Presidente da Junta de Freguesia Fernando Carvalho. Foi com profundo pesar e indignação que vimos os eleitos da CDU votarem contra esta proposta que dignifica os autarcas e a freguesia da Bobadela. É com grandes estupefacção que ano após ano, apesar da notória melhoria das condições de vida da Bobadela e do lugar de destaque que esta ocupa no universo do Concelho de Loures, a CDU teima em não reconhecer o excelente trabalho realizado, optando por uma oposição irresponsável, que não trás nada de bom à freguesia e só cria entropia.
A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS e do PSD e espera-se agora que o reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelo Fernando Carvalho ao longo de 20 anos seja rapidamente efectuado.

A discussão do Orçamento para 2010, das Grandes Opções do Plano e do Plano Plurianual de Investimentos 2010-2013, decorreu com uma discussão bastante intensa entre os grupos políticos, tendo sido realçado, por parte do PS, que devido ao peso das despesas fixas ser elevado (cerca de 70%) do orçamento, é bastante difícil aplicar mais fundos nas diversas áreas de intervenção da Junta de Freguesia, principalmente num ano em que se pede contenção e muita ponderação na utilização dos recursos limitados que temos à disposição. A solução passará, certamente, por atrair mais investimento da Câmara Municipal, do Estado central e dos Privados, e por prestar serviços de melhor qualidade, mais eficiência e prontidão para precaver e atenuar os efeitos sociais da crise financeira que afecta o país. No entanto, a Junta de Freguesia e o seu executivo estão empenhados em implementar o programa eleitoral do PS que foi maioritariamente sufragado nas urnas nas eleições passadas e por isso irá avançar durante o próximo ano com alguns programas, tais como a certificação em qualidade dos serviços da Junta, a criação de um plano e programa de Responsabilidade Social, o rebaixamento dos passeios nas passagens de peões para facilitar a deslocação a pessoas com mobilidade reduzida, a melhoria da iluminação pública, a atribuição de prémios de mérito aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas da Bobadela – pois acreditamos que se deve premiar o mérito e estimular as nossas crianças a serem melhores e a procurarem objectivos cada vez mais altos -, entre outros.
O Orçamento para 2010 foi aprovado com os votos favoráveis do PS e a abstenção do PSD e da CDU.

Queremos mais e melhor para a Bobadela e iremos trabalhar todos os dias para contribuir para a melhoria do nível e da qualidade de vida da nossa freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário